[Talk-br] Quadras, lotes vs construções

Terça Outubro 29 19:49:38 UTC 2013

Eu ia escrever uma "dissertação" sobre esse assunto, mas antes deixa
eu esclarecer uma dúvida que surgiu enquanto eu estudava sobre o
assunto (http://en.wikipedia.org/wiki/City_block). Acho que o que você
chama de lote é chamado de "terreno" por aqui (o que não é
academicamente correto).

Se for, então o lote tem "housenumber", certo? Pois no Brasil,
tipicamente são os terrenos que têm número registrado, não os prédios
(a minha dissertação seria sobre as variações desse assunto :P). Você
pode construir um condomínio inteiro sobre o terreno, com várias
casas, e o número de endereço postal (antes do complemento) continuará
sendo o mesmo para tudo que estiver nesse terreno, certo?

Se for assim, me parece que o mais lógico seria mapear desta forma:

A casa (em um lote com 2 ou mais casas) teria:
- addr:street="Rua X"
- addr:housenumber="456"
- addr:housename="Casa 2"
- building=house

O lote/terreno das casas teria:
- addr:street="Rua X"
- addr:housenumber="456"
- area=yes ou landuse={algum valor} (discutível)

Se, de fato, o número do lote não for o número do endereço, então eu
mudaria a tag addr:housenumber para addr:housename="Lote 456" nesse
caso, e no anterior ficaria addr:housename="Lote 456, casa 2".

Housename pode ser atribuido a coisas que não são casas, é apenas uma
subdivisão de housenumber, assim como housenumber é uma subdivisão de
street. O único detalhe é que muitas aplicações esperam que
housenumber seja sempre um número inteiro.

A partir da quadra, o mapeamento seria feito com relações boundary.

A quadra onde se encontra o lote agruparia os trechos de ruas que
limitam a quadra e teria:
- name="Quadra Y"
- ref="Y" (sua sugestão)
- admin_level=13
- place=neighbourhood

Uma alternativa seria usar a tag aprovada place=quarter, tal como
fazem em algumas cidades na Rússia, mas daí eu suspeito que o
Nominatim não funcionaria bem (podemos testar).
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/place%3Dquarter
http://taginfo.openstreetmap.org/keys/addr%3Aquarter#map

A superquadra de que a quadra faz parte teria:
- name="Superquadra Z"
- ref="Z" (sua sugestão)
- admin_level=12
- place=neighbourhood

O bairro onde se encontra a superquadra teria:
- name="Bairro A"
- admin_level=11
- place=suburb

O subdistrito do bairro teria:
- name="Subdistrito B"
- admin_level=10
- place=suburb

O distrito do subdistrito teria:
- name="Distrito C"
- admin_level=9
- place=suburb

E a cidade finalmente teria:
- name="Cidade K"
- admin_level=8
- place=city ou place=town

Note que, na maioria dos lugares, nem todos esses níveis estão
presentes, o mais comum é atribuir admin_level=10 a bairros. O
Nominatim se baseia nessa tag para determinar o que exatamente a
relação representa (bairro, distrito, etc.). O melhor é aderir a esse
padrão sempre que possível.

O último nível com adoção razoável é o 11, os níveis 12 e 13 seriam
extensões incomuns e talvez causem problemas com algumas aplicações,
mas não quer dizer que são proibidos.

Comparando agora com outros lugares.

Brasília, se for vista como uma cidade, é subdividida em setores, que
seriam como bairros, depois em quadras, e por fim em blocos
residenciais, que seriam como os lotes.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/01/19/interna_cidadesdf,233098/correios-adotam-novo-sistema-de-identificacao-dos-enderecos-no-df.shtml

No Japão, as cidades são divididas em distritos, depois em blocos
(similares a quadras) e por fim há os lotes.
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/File:Japanese_address_blocknumber.png
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/File:Japanese_address_housenumber.png
http://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_addressing_system