[Talk-br] Mapeando Linhas de ônibus

Sexta Fevereiro 14 19:45:40 UTC 2014

Respondendo inline.

[]s

Em 14/02/2014 17:40, "Marcelo Pereira" <pereiraholder em gmail.com> escreveu:

> Srs,
>
> Resolvi começar a mapear as linhas de ônibus daqui de Recife, usando como
base o site Empresa de transportes da região Metropolitana.

> A fonte da informação está como se vê no link (http://goo.gl/NskwIm ) .
>
> Até já entrei em contato com o Vitor, que mapeou as linhas em João
Pessoa, que me deu dicas, mas, gostaria de tornar as perguntas públicas
para que possa servir para outros na minha situação.

http://goo.gl/AxuKUB ) , mas a info lá é bem superficial.

> Perguntas :
>
> - É pelo iD mesmo, fatiando e selecionando as seções das vias por onde o
ônibus passa e incluindo na Relation ?

> - Tem alguma ferramenta/gambiarra/truque mágico/opção melhor que ajude
aqui ?

JOSM. É bem superior que o iD para tarefas mais complexas, como esta.

> - É preciso uma Relation para cada linha, uma para cada sentido (
Cidade/Suburbio e Suburbio/Cidade ) ?

> - No exemplo do link, pode-se ver que esta linha ( 645 ) tem 2
itinerários, e cada um 2 sentidos, isso significa 4 Relations ?

Acredito que sim.

> - Preciso agrupar tudo numa Relation maior ?

Boa pergunta.

> - É uma boa ideia criar tags para a tarifa ?

Acho que não.

> - No caso do link, tem 2 empresas responsáveis pela linha, são duas tag
Operator ? Ou coloco os nomes separados por ';' ?

Isso.

> - Já tenho no mapa várias paradas incluídas, é só juntar nas Relations
com as vias , ou tem algum processo diferente ?

Isso. Se não me engano é com role=stop, no wiki diz ao certo.

> - Na mesma página dos itinerários, tem info dos horários de partida das
linhas do terminal, onde coloca isso no OSM e como ?

Isso aí já seria um outro serviço, provido por um servidor GTFS. Procure
por GTFS no histórico da lista, o Trebien e mais outros usuários têm o
desejo de que nos tenhamos um servidor GTFS brasileiro unificado.

> - Repito pergunta anterior para o acesso dos cadeirantes.

Aí já seria direto, wheelchair=yes|no|limited

> Desculpem o jornal, mas acho que respondendo essas perguntas, e criando
um "modelo", podemos publicar e ajudar a quem estiver procurando essa info,
assim como eu.