[Talk-br] Mapeando Linhas de ônibus

Sexta Fevereiro 14 23:03:23 UTC 2014

Pois é, "era para" estarem "obsoletas", mas muita gente continua
usando essas tags. A tendência é que os dois esquemas se misturem.
public_transport tem 213 mil usos, highway=bus_stop tem 1,2 milhões
(6x mais). Nesse momento, você pode optar, com maior chance de
encontrar suporte em aplicações usando a proposta antiga.

A proposta nova serve pra tratar uns casos raros e principalmente pra
alguns casos que não ocorrem no Brasil, como por exemplo poder
representar que uma mesma parada (exatamente na mesma posição) serve
pra ônibus e pra bonde.

Marcelo, você precisa criar uma relação "route" para cada sentido e
uma "route_master" para a "linha" incluindo os seus dois sentidos.
Alguns sistemas (entre eles o OTP) dependem dessa configuração.

Pode lhe interessar o plugin public_transport to JOSM. Ele consegue
acrescentar paradas às linhas de forma automática (claro que você
precisa revisar depois pra ver se ficou tudo certo, se faltou algo ou
se foi algo a mais que não devia).