[Talk-br] Provável importação do Tracksource em João Alfredo - PE

Gerald Weber gweberbh em gmail.com
Sábado Janeiro 4 11:26:58 UTC 2014

Prezado Paulo

2014/1/4 Paulo Carvalho <paulo.r.m.carvalho em gmail.com>

> Fernando, pessoalmente acho que existe excesso de preocupação da sua
> parte.  Posso garantir que todo traço do Tracksource foi feito à mão.  Só
> isso já torna complicado, se não impossível, provar que veio da fonte A ou
> fonte B com base na geometria.  Nunca recebemos mapas prontos para uma
> conversão direta automática, algorítmica.  Sempre foram mapas de Autocad,
> Shapefile, tracklogs e imagens.  Materiais que tiveram que ser
> interpretados e retrabalhados.   Lembre-se de que o ônus da prova recai
> sobre o acusador.

O excesso de zelo do Fernando se justifica nas diretrizes do OSM: be
ultra-cautious.

Não existe intenção da parte do OSM de testar nada juridicamente. Uma única
ação judicial, que aconteceria no Reino Unido, sede da fundação, quebraria
o projeto financeiramente. Por isto a ação padrão quando existe dúvida
sobre os dados é esta: apaga-se.

Eu entendo o quanto isto deve ser frustrante, ter tanto material pronto e
se ver limitado no seu reuso, seja pela licença restritiva do Tracksource
seja pelo excesso de cautela do OSM.

Dito isto, eu acho o seguinte: vocês que vem do Tracksource (e que contam
com minha irrestritra admiração pelo trabalho e pioneirismo) são mapeadores
muito experientes e aprenderam a trabalhar em condições provavelmente bem
adversas.

Assim, minha sugestão seria esta: reaproveitem a sua experiência e vivência
no mapeamento, mas não os dados duvidosos.

Se necessário, mapeiem tudo de novo *do zero*.

O resultado será um mapa que não pode ser questionado por ninguém (a idéia
do Open é esta), será preciso e atualizado.

Uma vez que vocês se familiarizarem por completo com o modo de operação das
várias ferramentas fantásticas do OSM, farão o trabalho de anos do
Tracksource em alguns poucos meses no OSM.

Sejam bem vindos ao OSM. O OSM é hoje uma das poucas coisas que me faz
sentir orgulho de pertencer à espécie homo sapiens.

um grande abraço

Gerald