[Talk-br] oneway:no

Sexta Janeiro 10 15:30:06 UTC 2014

Eu interpreto uma via mapeada sem a tag oneway como "não sei se esta via é
mão dupla ou mão única", apesar de na renderização não ser desenhada
setinha de mão única (levando à conclusão de que a via é, portanto,
necessariamente mão dupla).

Pode não fazer muito sentido num primeiro momento, mas cito o seguinte
exemplo: no OSM, muitas vezes as vias são mapeadas somente através de
imagens de satélite, o que a comunidade apelidou de "armchair mapping"
("mapeamento [sem sair] do sofá"), que tem o intuito de já deixar as ruas
traçadas da melhor maneira possível para que uma posterior ida a campo seja
simplificada, apenas inserindo os nomes das vias e outros detalhes.
Acontece que muitas vezes o mapeador posterior (pode ser a mesma pessoa)
também não necessariamente obteve os nomes das vias através de mapeamento
presencial (digamos, através de dados públicos), de forma que mesmo as ruas
mapeadas com o nome bonitinho, não dá para afirmar se são de mão única ou
não. Dessa forma, o oneway=no significa "eu conheço essa região e afirmo
que está via nao é mão única". Note que no editor, para a opção mão única
há as opções "sim", "não" e "vazio", equivalente a "não sei".

[]s
Arlindo