[Talk-br] Roteamento Rio de Janeiro

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Sábado Janeiro 18 12:57:00 UTC 2014


Amigos,
desenvolvendo o mapa do Rio de Janeiro conseguimos com sucesso estabelecer roteamento pela Linha Vermelha, seja vindo da Dutra destino Niterói, ou o inverso. Como aqueles que conhecem a região sabem, a Linha Vermelha foi construída para desafogar o transito da Av Brasil e corre praticamente paralela aquela. O roteamento recomendado nesse trecho citado é pela Linha Vermelha e não pela Av Brasil como testado em campo e observado também pelo OSRM.

Tanto no Tracksource como no OSM as vias são classificadas por importância e características e essa classificação tem relação direta com o roteamento. A Linha Vermelha, Av Brasil e Dutra, as três, tem a mesma característica e por isso recebem a mesma classificação (auto-estrada) no OSM e no Tracksource.

Quando desenvolvendo o mapa do Rio de Janeiro para o Tracksource e trabalhando em cima dessa situação, logo de inicio observamos que devido a ampliação da Dutra para 4 pistas no trecho da Linha Vermelha até Belford Roxo, no sentido SP retiraram todas as agulhas que permitiam o acesso a pista central da Dutra. Assim, quem se destina a SP, desemboca na Dutra vindo da Linha vermelha, é obrigado a se manter naquela pista lateral até depois de Belford Roxo. Um trecho de aproximadamente 13 km que por ser na época considerado pista lateral, não era formatado como auto-estrada.

Sem duvida essa situação impedia um roteamento pela Linha Vermelha e por essa razão, considerando as características da pista lateral no trecho citado, elevamos a classificação dela no Tracksource e agora também no OSM.

No Tracksource, mesmo depois dessa ação o roteamento continuava sendo feito pela Av Brasil e só conseguimos sucesso quando tratamos o trecho da Dutra, da Av Brasil até o entroncamento com a Linha Vermelha.

No Tracksource é possível se manter a classificação da via porem reduzir por meio de TAG a sua importância. Lá, a TAG de classificação de Auto-estrada é <RC=4>. Assim, mantendo as características visuais da via (azul) podemos rebaixar sua importância por meio do emprego da TAG RC.

Sabedores disso obtivemos sucesso no roteamento quando aplicamos <RC=3> no trecho da Dutra entre a Av Brasil e o entroncamento dela com a Linha Vermelha.

Em que pese que no OSM pode-se trabalhar com a TAG de velocidade nossos testes já  demonstraram que o emprego dessa TAG pouco influencia no roteamento e ainda mascara a realidade da via. Mesmo assim andamos corrigindo a velocidade contida no OSM para a Linha Vermelha, observamos que vários trechos dela foram formatados para 90 km/h, porém devido a fragmentações deixaram de formatar trechos dela para essa velocidade.

Aqueles com mais experiência no OSM tem alguma opinião a respeito?

[]s
Marcio 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/attachments/20140118/be1b5a88/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Talk-br