[Talk-br] Unidades de conservação estaduais e uma pergunta sobre UTM

Augusto Stoffel arstoffel em yahoo.com.br
Sábado Janeiro 18 18:17:39 UTC 2014

Agora que temos todas as unidades de conservação federais no OSM, eu
criei uma página na wiki para organizar o mapeamento de UCs estaduais
e municipais.

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Unidades_de_conservação

Se você estiver interessado neste projeto, o primeiro passo seria
listar todas as UCs (exceto federais) do seu estado, e descobrir onde
obter a legislação de criação de cada uma delas.

A página da wiki também contém um tutorial sobre como criar um arquivo
.osm a partir dos memoriais descritivos contidos nas leis.  Isso é tão
trabalhoso quanto pode parecer -- principalmente se você sabe usar
expressões regulares.  Se você tiver perguntas ou comentários, entre
em contato comigo ou edite a wiki diretamente.  (A propósito, tem mais
algum tipo de POI que poderia ser mapeado consultando legislação?)

Agora uma pergunta técnica sobre coordenadas UTM.  Quando eu faço a
conversão de coordenadas UTM (como constam nas leis) para WGS 84, eu
obtenho resultados ligeiramente diferentes com o ogr2osm (ou QGIS) em
comparação com o gpsbabel (uma diferença de alguns metros).  O
problema é o seguinte: no ogr2osm/QGIS eu posso selecionar um sistema
de coordenadas tal como "SAD 69 / UTM Zone 22S"; já para o gpsbabel, a
única forma que eu encontrei de convencê-lo de que meus pontos ficam
no hemisfério sul é especificar, além da zona UTM, o que ele chama de
"UTM character" (a Wikipedia se refere a isso como "banda de
latitude").  Algo como zona 22 banda J para a metade leste do RS.
Porém, a Wikipedia afirma que essas bandas de latitude não fazem parte
do UTM e sim do sistema MGRS.  Assim, eu creio que o resultado via
QGIS é o correto, pois não estamos usando "UTM puro" no gpsbabel.
Está correto isso?  Se está, como eu convenço o gpsbabel a usar UTM
puro no hemisfério sul?  Eu também consigo fazer a conversão de CSV
para .osm usando o ogr2osm (ou QGIS), mas nesse caso eu obtenho uma
lista de pontos e não uma linha contendo os pontos dados no arquivo
CSV.