[Talk-br] Unidades de conservação estaduais e uma pergunta sobre UTM

Segunda Janeiro 20 13:30:32 UTC 2014

Respostas nas entrelinhas...

(desculpe a demora, pois estava aproveitando o feriado prolongado aqui no
Rio)

> Agora uma pergunta técnica sobre coordenadas UTM.  Quando eu faço a
> conversão de coordenadas UTM (como constam nas leis) para WGS 84,

WGS-84 é um datum, ou referência.  O datum é um modelo matemático que
representa a Terra.  Normalmente é um elipsoide pela simplicidade.  As
coordenadas angulares ou geográficas são referentes a esse elipsoide.
 Elipsoides diferentes correspondem aos diversos data.  Assim, coordenadas
geográficas só são alguma coisa se informadas em um determinado datum.

Agora, UTM é um sistema de projeção.  O sistema de projeção existe para
planificar coordenadas angulares (geográficas) de tal forma que seja
possível representar a Terra em objetos 2D como cartas, telas, etc.

Quando você fala "Converter UTM para WGS 84" então quer dizer apenas a
"desplanificação", pois as coordenadas planas já devem estar referentes ao
WGS-84.

> [...]
> latitude").  Algo como zona 22 banda J para a metade leste do RS.
> Porém, a Wikipedia afirma que essas bandas de latitude não fazem parte
> do UTM e sim do sistema MGRS.  Assim, eu creio que o resultado via
> QGIS é o correto, pois não estamos usando "UTM puro" no gpsbabel.
> Está correto isso?  Se está, como eu convenço o gpsbabel a usar UTM
> puro no hemisfério sul?  Eu também consigo fazer a conversão de CSV
> para .osm usando o ogr2osm (ou QGIS), mas nesse caso eu obtenho uma
> lista de pontos e não uma linha contendo os pontos dados no arquivo

Está confuso isso aí.  Você não pode ficar brincando com os parâmetros
cartográficos para "ver qual fica melhor".

Seu dado original está em que datum e qual sistema de projeção?

E você quer passar para que datum e sistema de projeção?