[Talk-br] Folheto OpenStreetMap Brasil

John Packer john.packer7 em gmail.com
Segunda Janeiro 20 00:24:56 UTC 2014

Pessoal, existe algum tipo de cartão ou folheto do OpenStreetMap em
português ou numa versão brasileira?

Percebi que, durante um *survey*, às vezes surgem pessoas curiosas sobre o
que eu estou fazendo, criando oportunidades para dar um folheto informativo
para aumentar o uso do OSM. Também poderia evitar algumas situações
constrangedoras (por exemplo, uns dias atrás eu estava fazendo *survey* de
bicicleta com o Osmtracker(android) e teve até uma velhinha que juro que
estava pronta pra ligar para a polícia quando eu subi numa rua sem saída
pra ver se tinha alguma trilha e marcar o final).

Seria bem interessante se este folheto também mencionasse(ou desse um link)
sobre a funcionalidade de anotações para relatório de erro/bug. Desta
forma, não é necessário as pessoas aprenderem a mapear para dar uma ajuda.
Talvez também mostrasse um link para o MapQuest, já que direções é algo bem
comum de ser procurado, e o MapQuest(um problema possível, embora pequeno,
seria as pessoas começarem a pensar que o mapa É o MapQuest e não o OSM).
Um problema de incentivar as pessoas a relatarem erros e adições é elas
fazerem uso de um outro mapa de forma indevida(com uma licença que não
permite), portanto seria recomendável mencionar isso em algum lugar.

Também, como comentado pelo Fernando Trebien, seria legal explicar no
folheto que não trabalhamos nem pro Google nem pro governo. (acredito que
deixaria as pessoas mais sossegadas)

Descobri que tem algo parecido com o que eu estou procurando aqui:
https://gitorious.org/osmtutorial/osmtutorial/source/master: (que eu saiba,
o Wille que administrou isso, e que acredito participar desta lista também)

Achei bem legal, só a diferença do que eu estou procurando é que este ali
tem mais uma cara de cartaz(que coloca em algum lugar) ao invés de folheto,
e eu estava procurando algo mais para o público geral do que para procurar
possíveis mapeadores.

Abraços,João