[Talk-br] Limites administrativos

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Terça Setembro 2 14:45:54 UTC 2014

Amigos,
me preocupa muito alterações significativas no mapa sem o devido debate com a comunidade.

Na tentativa de alavancar o OSM no Brasil implantamos, sem fins comerciais, o site http://cocardl.com.br onde disponibilizamos mensalmente (sempre no dia 1) o mapa do Brasil e da América do Sul para usuários de GPS.

Visando atingir um maior publico também disponibilizamos esses mapas nos sites que administramos Gpsinfo e Maparadar.

Com isso a comunidade brasileira que emprega o GPS foi apresentada ao OSM por esses sites e acreditamos que estamos colhendo frutos disso em função do incremento de novos participantes no Projeto, seja por edições ou abertura de notas.

Só identificamos as alterações realizadas recentemente nos limites administrativos no centro oeste e norte do Brasil quando começaram a pipocar nos sites que administramos informações de falta de indexação, no mapa que disponibilizamos dia 1/09/2014, de algumas cidades que não eram encontradas na busca pelo GPS, a grande maioria de usuários de Brasília - DF e poucos do Estado do Acre.

Pode até ser que o Mkgmap suporte a leitura da TAG Boundary nas relações e como participante da lista dele já identifiquei a resposta ao Nelson lá feita.

On Mon, Sep 01, 2014 at 09:05:44PM -0300, Nelson A. de Oliveira wrote:
>Does mkgmap support administrative boundaries defined only by relations? (ie, there isn't any kind of tag in the ways)
This at least used to work. I wrote the "apply" rules for getting names on the boundaries from the relations, separated by "/" or ",". It might have been broken since I wrote the code.
For this code, I introduced the $(name) syntax, so that I could append to the existing name.
Marko

Essa resposta só vem demonstrar que alterações desse tipo, inclusive diferente do padrão aplicado no OSM por outros países, merecem analise de implicações antes de executadas.

Infelizmente nós do COCAR fomos surpreendidos com ela após críticas recebidas e vamos envidar esforços na identificação de uma solução a nível renderizador.

[]s
Marcio