[Talk-br] Linha de transmissão como parte de relação (limite de bairro) - volume 87

Ivaldo Nunes de Magalhães ivaldonm em gmail.com
Terça Dezembro 1 20:00:26 UTC 2015

Hélio,

Tanto a mata quanto o aeroporto e base aérea já existiam e eu não
perdi muito tempo com elas, apenas foquei na delimitação dos bairros.

No caso da mata, deu certo, ou seja - embora na edição ela tenha se
tornado linhas - quando rendeiriza no navegador você pode visualizar a
área verde. O que fiz ali foi apenas o corte para utilizar parte dela
como relação. Isso exatamente para colocar mais uma linha alí.

No caso da base aérea e aeroporto, tentei fazer o mesmo (utilizando
partes dessas áreas na relação do bairro), mas depois de rendeirizado,
não ficou muito legal. Tipo, a base aérea aparecia aquelas linhas
paralelas rosas (caracteristicas de áreas militares) apenas num dos
lados, sem fechar como ocorreu com a mata nativa do caso anterior. Foi
quando eu achei melhor desfazer exatamente como estava e acrescentar
mais um linha.

Resumindo: a minha idéia era/é utilizar partes de áreas (elementos
pré-existentes no mapa) em relações de limites, quando esses limites
coincidem com essas partes de áreas, sendo desnecessário mais
elementos redundantes, como a linha - no caso do limite do
Taveirópolis.

Mas entendi a sua linha de raciocínio. Quanto ao fato de essas áreas
pré-existentes estarem corretas ou não, eu não me preocupo muito ainda
pois não são o meu foco, pelo menos por enquanto. E meu foco nesse
momento são justamente os limites. Deixo que os outros users vejam
essas parte.

Sua mensagem:

Ivaldo, não sou expert no assunto mas gostaria de ajudar:

- no caso da área verde, achei estranho o corte feito. Parece que deixou de
ser área para virar um conjunto de linhas.
Minha sugestão era vc tornar como área novamente, sendo duas distintas:
Uma área verde entre o limite do corrego bandeira e a divisa de bairros e
outra área verde com a área remanescente.
Uma área para cada bairro. O limite de bairros passaria entre elas.

- Não entendi o aeroporto. Vi apenas uma relação "outer" que não
compreendi. Eu excluiria essa relação e deixaria mapeado apenas como área
com tag aeroway.
Os objetos estariam desenhados normalmente sobre a área.
Será que haveria necessidade do multipolygon?
Pra mim o osm sempre passou a idéia de simplicidade, assim como seus
objetos.

Colegas, se falei besteira ou coisa errada, peço o devido puxão de orelhas.
Abraço, Helio.