[Talk-br] Issue no Github para o iD exibir mensagem alertando usuários de nomes copiados do Google

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Quinta Dezembro 10 22:50:01 UTC 2015

Prezado Gerald,

até onde sei os “redactions” que ocorreram até então se deram por “importações em massa” de dados. Um desses “redactions” destruiu um trabalho meu em Itabira – MG porque um “colaborador”, que vou chamar de “destruidor”, importou dados do município da base do Tracksource, o que sabemos não é permitido.

Até onde acompanhei estamos aqui nos referindo a nomenclaturas de vias feitas manualmente e não por importação massiva de dados.

Acredito que o colega A.Carlos se referiu a essa situação.

[]s
Marcio

From: Gerald Weber
Sent: Thursday, December 10, 2015 8:34 PM
To: OpenStreetMap no Brasil
Subject: Re: [Talk-br]Issue no Github para o iD exibir mensagem alertando usuários de nomes copiados do Google

Prezado Colega

  Parece que aqui está prevalecendo a tecnocracia, do que o bom senso em desenhar
  e deixar um mapa mais plausível á realidade..

  Fiscalizar se uma rua é ou não copiada, seja google ou qualquer outra fonte, francamente...

Você provavelmente não acompanhou, mas tivemos um "redaction" (eliminação completa da base) na região de Pouso Alegre que deixou um buraco monstruoso no mapa há alguns anos atrás. Foram dados inseridos ilegalmente e que ficaram no mapa por 5 anos. O DWG (Data Working Group) um belo dia descrobriu e removeu não apenas os dados inseridos mas tudo que foi feito em cima disto. O prejuízo foi enorme. Muita gente perdeu trabalho legítimo, eu inclusive, por causa de dados problemáticos. Até hoje há cidades no sul de Minas incompletas por causa disto.

Este ano tivemos pelo menos 2 redactions no Brasil, que eu saiba, um bem grande na região de Itabira.

Lembre-se que o OSM é um projeto internacional, com sede no Reino Unido. Um único processo judicial de copyright custaria milhões para defender e arruinaria tudo que foi feito. Por isto o OSM é mais realista que o rei e dados suspeitos são simplesmente eliminados (sim, basta que haja suspeita).

O objetivo de colocar avisos é tentar evitar todo este problema. Só isto.

abraço

Gerald