[Talk-br] Nomes de ruas (era Re: Possível cópia de nomes de ruas do Google)

santamariense imagens.sm em gmail.com
Quarta Dezembro 14 10:20:41 UTC 2016

Sobre nome de vias públicas (ruas/estradas/...) gostaria de
compartilhar a minha experiência.

1 - Busco sempre saber se existe um nome oficial (pesquisa nas Leis
Municipais), no caso da minha cidade temos uma excelente fonte única
que é uma lei que consolidou cerca de 1,5 mil denominações
(http://www.camara-sm.rs.gov.br/camara/print_pdf/lei-ordinaria/2011/555/5558/lei-ordinaria-n-5558-2011-consolida-a-legislacao-municipal-sobre-denominacao-de-ruas).
Claro que depois dessa lei surgiram leis esparsas, daí é só questão de
acompanhar as novas leis criadas;

2 - Há casos em que a razão pode ser sim da placa. Existe uma placa
"Estr. Mun. José Santo Fighera" (provavelmente colocada pelos próprios
familiares) onde fica a família do Arroz Fighera. Quem criou a lei,
aportuguesou o nome (Estr. Mun. José Santos Figueira), talvez porque
ouviu e entendeu que fosse assim, sem tirar dúvidas em um documento
com mais calma.

3 - Há casos em que não se pode confiar em placas. Neste caso, cito a
R. Enesto Beck. Essa pessoa consta em livros de história sobre a
cidade. Mas existe uma variação muito forte do nome dele, que é
(Coronel) Ernesto Becker, seja em (algumas) placas, usado pela
prefeitura, media local e até um ponto de táxi com o nome errado (sem
falar que isso foi certamente agravado por erro de mapas conhecidos,
como o GM, porque querendo ou não as pessoas veem o nome errado lá e
passam a usá-lo - falei disso no diário certa feita:
http://www.openstreetmap.org/user/santamariense/diary/37275). No OSM,
é claro, temos os dois nomes. No IBGE tá certo o "Beck", mas tá errado
o "coronel", porque o título não aparece no nome oficial.

4 - Até onde eu sei, o IBGE não é totalmente seguro quanto nome de
ruas. Pode sim conter erros como qualquer outra fonte. Até porque há
nomes que são capturados verbalmente com moradores.

Se há variações do nome, e são de fontes lícitas, devemos colocar no
OSM todas elas. Nas mais diferentes tags name, loc_name, alt_name,
official_name, old_name,... Na tag "name" eu sempre preferia colocar o
nome oficial, mas hoje eu tenho opinião diferente, nesta tag devemos
colocar o que se acha in-loco, seja placas ou consenso de moradores.