[Talk-br] Proposal of import: Brazilian Geodetic Network (man_made=survey_points)

Sérgio V. svolk2 em hotmail.com
Sábado Março 18 03:11:01 UTC 2017

Tentando acertar também os cabeçalhos do tópico em re:, espero que agora vá certo.

Objeções (numeradas) da parte do DWG (em inglês em: http://www.openstreetmap.org/changeset/46795156 )
e fundamentação/soluções abaixo:

1) Relação:
- a relação muito grande envolvendo todos os nós de "survey_point" causou problemas em sistemas (problema técnico do osm2pgsql);
- não se deve usar relação para agrupar elementos que não os citados na wiki própria (problema não técnico, mais de convenção).
Este aparentemente foi o maior problema, o técnico. Também conforme comentários no https://github.com/openstreetmap/osm2pgsql/issues/713
Solução: Relação removida; (problema no osm2pgsql também resolvido pelos desenvolvedores).

2) Não foi discutido nas listas talk-br (esta) e talk-import (https://lists.openstreetmap.org/pipermail/imports/);
-Proposta inicial em https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2017-March/012063.html ;
-depois seguiu no Telegram;
-no canal Telegram não é suficiente;
-o canal correto é a talk-list;
Solução: Trazido para cá novamente.

3) Contém "note=Não alterar: coordenadas originais do IBGE"
3.1) "Que uso pode ter um objeto que não se pode alterar no OSM?"
Argumentação:
A princípio, não se deve alterar nada já mapeado no OSM sem um motivo maior. Não se deve tirar as ruas de lugar.
Pontos com coordenadas precisas, mais ainda. Não garante nada, mas não custa colocar um aviso.
Há notas idênticas em importação oficialmente aprovada:
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_France/Rep%C3%A8res_G%C3%A9od%C3%A9siques#Permanence_des_rep.C3.A8res)
"note=Ne pas déplacer ce point, cf. - Do not move this node, see..."
Solução explicativa:
Acrescentada explicação do que não deve ser alterado:
"note=Não deslocar o ponto (coordenadas originais do IBGE)"
"note:en=Please: do not displace the point (official coordinates)"
Foi o único comentário negativo neste ponto.

3.2) "Que uso pode ter ...? Qualquer um interessado em fazer qualquer coisa com survey_points pode apenas usar o shape file..."
Foi o único comentário negativo sobre utilidade de importar  "survey_point" (que vi).

Não tem solução no momento:
Nada que tiver um shapefile precisaria estar no OSM. Nem estradas, nem rios. (Nem talvez fire_hydrants).
O OSM não valida utilidade: "Qualquer um pode contribuir com o que quiser"  ( https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Boas_pr%C3%A1ticas ).

Mas sim, tem proposta de uso [1]:
"Ter no OSM pontos com coordenadas e altitude precisas, para aferição de imagens, limites de fronteiras, localidades não mapeadas, etc."
Limite de fronteira a revisar, p.ex., já foi encontrado com uma das estações: http://www.bdg.ibge.gov.br/bdg/pdf/relatorio.asp?L1=90128

4) Observador não conseguiu encontrar elemento físico no terreno, ao qual refere o ponto:
Não tem solução no momento:
-Grande parte dos dados do osm não são visíveis na imagem de satélite (número de porta; nome de loja; etc)
-Uma ainda muito maior parte não tem coordenadas precisas (somente aproximada, pelas imagens; ou de importação de vetores em baixa resolução);
-Survey points originais de órgãos oficiais são pontos com coordenadas precisas (eventualmente também altitude);
-As imagens de satélite melhoram ano após ano; os pontos estando lá, podem ser usados.
Também foi o único comentário negativo quanto a visibilidade de "survey_point".

A relação parece ter sido o maior problema. Não imaginava que tinha problemas técnicos.
Sim, de todo modo foi péssima ideia.
Removida.

A tag survey_point (marcos topográficos, geodésicos, de fronteira, etc) só tem sentido de existir pra que sejam mapeados no OSM.
Survey_point é pra ter coordenadas oficiais e precisas, em princípio (é diferente de estradas e rios, que podem ser mapeados só manualmente e aproximadamente).
Em vários locais do mundo já estão mapeados:
-ou manualmente (aproximadamente, com utilidade bem mais limitada);
-ou importados com coordenadas originais precisas, bem mais úteis (quando é liberado acesso a eles, como no Brasil).

A descrição completa da proposta em português tá na wiki:
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Importa%C3%A7%C3%A3o_das_Redes_Geod%C3%A9sicas_do_IBGE [1]

Sérgio - http://www.openstreetmap.org/user/smaprs