[Talk-br] Vias separadas e linha contínua: atualização

thundercel em gpsinfo.com.br thundercel em gpsinfo.com.br
Segunda Janeiro 6 20:16:34 UTC 2014

Como brasileiros que somos devemos nos reportar a nossa cultura e daquilo que advém dela, nossas leis.

Definição contida no Código de Transito Brasileiro ( LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997), Anexo I, dos Conceitos e Definições:

VIA - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.

PISTA - parte da via normalmente utilizada para a circulação de veículos, identificada por elementos separadores ou por diferença de nível em relação às calçadas, ilhas ou aos canteiros centrais.

CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

Muitos condutores habilitados ainda tem duvida sobre dupla faixa contínua separando faixas de pista (canteiro central fictício) e por isso a Resolução 236/2007 do CONTRAN, Órgão máximo Normativo, bem definiu que quando em faixa continua só é proibido ultrapassagens ou desvios laterais de faixa. Mesmo existindo dupla faixa continua o cruzamento delas é permitido quando para acesso a imóveis lindeiros.

Desconheço outros usos do mapa que não para navegação terrestre, aérea, marítima ou fluvial, portanto me limitarei ao prejuízo de se retratar no mapa uma situação não real de existência de pista dupla quando ali existir pista simples de duplo sentido.

Em todas as navegações existe o que chamamos de navegação visual que é aquela que o navegador se vale de Waypoints marcantes no terreno para sua navegação.

Uma pista dupla diferencia em muito de uma pista simples de duplo sentido e se a simples for descaracterizada em dupla devido ao canteiro central fictício aquele navegador visual não poderá empregar esse trajeto, ou cruzamento dele como waypoint.

Essa é a principal razão que vejo de impedimento de se transformar uma pista simples em dupla pelo simples fato dela conter canteiro central fictício. O canteiro central fictício é valido para condutores de veículos, mas não para pedestres.

Continuo defendendo que no mapa se deve retratar a realidade local e quando da existência de canteiro central fictício que se impeça manobras deve-se empregar a ferramenta disponível ao desenvolvedor que é a aplicação de restrição de manobra.

[]s
Marcio